Para que serve o bigode dos gatos?

Para que serve o bigode dos gatos?


Quando pensamos nas principais características dos felinos, citamos, entre diversos detalhes e comportamentos, os longos bigodinhos, também conhecidos como “pelos táteis” ou “vibrissas”.
Esses pelos têm uma baita importância e nunca devem ser cortados, pois são como se fossem o cinto de utilidades do seu superbichano! Duvida? Descubra mais sobre os bigodes felinos agora!

PELOS MULTIFUNÇÃO

As vibrissas dos gatos são ligadas profundamente aos nervos faciais, por isso, funcionam como um detector. Essa parte da anatomia felina tem tanta importância quanto o faro tem para o cão. Tida como uma das partes mais sensíveis do gato, o bigode é capaz de investigar o local onde o animal se encontra e é também por ele que o tato e o olfato apurado do gato se manifestam. Além disso, estes pelos faciais demonstram se o peludo está feliz ou se sentindo ameaçado. Em caso de alegria, o bigode fica relaxado e direcionado para frente. No caso de uma atitude defensiva, ele fica para trás.

O bigode felino serve como uma antena que capta movimentos, serve como um tradutor, pois demonstram o humor do gato, e também serve como uma régua, porque, além de tudo, mede distâncias. Em ambientes com pouca ou nenhuma iluminação, é o bigode que funciona como uma espécie de sensor para o gato. Com estes pelos eles conseguem perceber até o movimento do ar. É por isso que de vez em quando os gatos correm feito loucos, pois, por mais que sejam mudanças imperceptíveis para nós, graças ao bigode eles conseguem sentir a chegada de um temporal ou um pequeno tremor de terra.


Para que serve o bigode dos gatos?

O QUE FAZER EM CASO DE BIGODE CORTADO POR ACIDENTE

Um felino que teve o seu bigode cortado, ou que tenha sofrido algum acidente que o fez perdê-lo, se machuca com facilidade, pois sem estes sensores naturais ele não percebe objetos que podem machucar seus olhos e assim não recebe a tempo o sinal para fechá-los. E ainda, na hora de passar por locais estreitos, o gato pode se atrapalhar — lembra que os bigodes medem distâncias? —, o que é péssimo para a saúde do bichinho.

No caso de você ter percebido que o seu gato apareceu em casa sem os bigodes, o ideal é manter o gato na segurança de sua casa até que o bigode cresça de volta. Só há um momento na vida do gato em que o corte dos pelos pode ser necessário: em cirurgias. Mas nesta situação específica, o responsável por retirar o bigode será o veterinário. A melhor parte é que bigodes crescem e seu felino voltará ao normal!

Agora que você já sabe a importância dos pelos faciais do seu bichinho, cuide bem dele e continue aprendendo sobre a tarefa de criar um filho peludo.
Para que serve o bigode dos gatos? Para que serve o bigode dos gatos? Reviewed by Leonardo Martins on maio 18, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário