Advertising

Ads Top

10 Curiosidades sobre Mercúrio

10 Curiosidades sobre Mercúrio


Eu amo astronomia e por isso eu vejo muitas notícias relacionadas a este assunto, então vocês provavelmente vão ver muitos posts sobre astronomia.

Hoje vamos falar sobre Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, ele tem sido estudado ao longo dos anos, varias coisas já foram descobertas então conheça agora 10 Curiosidades sobre Mercúrio.


1. Flutuação de temperaturas extremas

Mesmo que Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, a sua superfície consegue ser extremamente fria. A temperatura durante o dia pode chegar a 450ºC, mas à noite, podem bater tão baixo quanto menos 170ºC.

Essa variação equivale a uma oscilação de temperatura de mais de 600ºC, a maior flutuação de temperaturas extremas de qualquer planeta do nosso sistema solar.

2. O menor planeta

Mercúrio é o menor planeta do sistema solar. O pequeno planeta mede cerca de 4.876 km de diâmetro, sendo apenas um pouco maior do que a nossa Lua. É menor do que Titã, a lua de Saturno, e Ganimedes, lua de Júpiter. (lembrando que Plutão não é considerado mais planeta)

3. Sobreviveu a um impacto com asteroide gigante

Os cientistas pensam que um grande asteroide chocou contra Mercúrio há cerca de 4 bilhões de anos atrás, criando uma cratera gigante com cerca de 1.545 quilômetros de largura, chamada Bacia Caloris. Os pesquisadores calcularam que o asteroide teria cerca de 100 quilômetros de largura.

4. Órbita louca

Mercúrio roda em torno do sol mais rapidamente do que qualquer outro planeta. Ele viaja a cerca de 180.000 km/h ao longo da sua órbita elíptica. O planeta aproxima-se até 47 milhões de km do sol, e afasta-se no máximo a 70 milhões de km. Demora apenas 88 dias terrestres para orbitar completamente o sol.

5. Mercúrio tem gelo

Os cientistas pensam que poderá haver gelo interior de crateras de Mercúrio. Os pólos norte e sul do planeta são frios e sombrios, o que poderá permitir-lhes reter água gelada. Meteoritos e cometas poderão ter levado gelo para essas áreas.

6. Tem um enorme núcleo de ferro

O núcleo de ferro de Mercúrio ocupa cerca de 75 por cento do raio do planeta. O enorme núcleo tem mais ferro do que o núcleo de qualquer outro planeta do sistema solar. Os cientistas não têm certeza de como núcleo de ferro gigante de Mercúrio se formou.

No entanto, os pesquisadores acreditam que o processo de formação terá algo a ver com a quantidade de ferro. Se o planeta se formou rapidamente, pode ter deixado uma casca fina da crosta sobre o relativamente grande núcleo.

7. Mapeamento da superfície

A Sonda MESSENGER da NASA, que tem permanecido em órbita de Mercúrio desde 2011, tem enviado de volta algumas imagens incríveis do planeta mais próximo do sol. Os cientistas usaram essas imagens para criar o primeiro mapa completo da superfície de Mercúrio.

8. Ele tem uma atmosfera fina

Mercúrio tem a atmosfera mais fina do sistema solar. A atmosfera do planeta é tão fina que os cientistas têm outro nome para ela: exosfera. A Lua e outros corpos do sistema solar também têm exosferas, sendo o tipo mais comum de atmosfera no sistema solar.

9. Tem "caudas"

Os cientistas descobriram que Mercúrio tem fluxos de partículas que se desprendem da sua superfície. Os pesquisadores não sabem exatamente o que é responsável pelas formas das caudas, mas acham que pode ter algo a ver com a magnetosfera do planeta e pelo vento solar.

10. Pode ter tido vulcões

Uma grande parte de Mercúrio pode estar coberto de lava seca. As planícies do norte do planeta parecem suaves porque a lava pode ter sido derramada sobre a superfície, suavizando-a enquanto se movia. Embora atualmente os cientistas não vejam atividade vulcânica na superfície de Mercúrio, muitos pensam que isso poderia ser uma boa explicação para a forma como o planeta se parece hoje. [Space]
10 Curiosidades sobre Mercúrio 10 Curiosidades sobre Mercúrio Reviewed by mnerd on fevereiro 04, 2015 Rating: 5
Ads Top