Advertising

Ads Top

Por que a pipoca estoura?

Por que a pipoca estoura?


A pipoca (do tupi antigo pira - pele + pok - estourar = pele estourada) é um prato brasileiro feito a partir de uma variedade especial de milho, que explode quando aquecido. Em outros países onde a pipoca não é tão popular como no Brasil, o nome é dado em inglês, popcorn, como por exemplo na Alemanha, onde poucas pessoas conhecem o alimento e que é comercializado apenas em pequenas escalas nos cinemas.

Mesmo ela sendo tão popular aqui no Brasil, poucas pessoas sabem explicar porque elas estouram e como acontece esse processo. Sim, todos nos sabemos que é por causa da temperatura e outros fatores, mas poucas pessoas sabem oque realmente acontece naquele momento.

Apesar de parecer uma questão extremamente complexa, o segredo por trás dessa “mágica” que é o estouro das pipocas é bastante simples: água! É a expansão da umidade dentro do grão que o faz explodir.

Por que a pipoca estoura?

Essa água se encontra dentro das pipocas, junto com o amido. Quando você coloca a porção desejada em uma panela e tudo começa a esquentar, o amido se funde à umidade, o que acaba criando uma espécie de cadeia de bolhas gelatinosas. A expansão faz com que os grãos explodam e esse núcleo se torna aquela parte branca da pipoca que todos nós adoramos.


Por que a pipoca estoura? Por que a pipoca estoura? Reviewed by mnerd on fevereiro 19, 2015 Rating: 5
Ads Top