Descoberta revela que anã marrom fora do sistema solar tem nuvens de água

Descoberta revela que anã marrom fora do sistema solar tem nuvens de água
Descoberta de um objeto estelar mais frio que o Polo Norte que foi nomeado pelos cientistas espaciais como WISE J085510.83-071442.5. A imagem que você vê em destaque é um conceito desse corpo celeste, que fica a 7,3 anos-luz da Terra, e foi criado por um artista para a NASA.
De acordo com os pesquisadores, essa não é só a mais fria anã marrom registrada, como também faz parte do quarto sistema estelar mais próximo ao nosso. Vale relembrar que o nome "anã marrom" foi cunhado porque a cor foi sugerida como sendo o meio termo entre as anãs vermelhas e as pretas.
Por isso, as anãs marrons são consideradas corpos celestes de baixa luminosidade que não conseguiram iniciar a fusão do hidrogênio em seu núcleo. Devido a essa baixa luminosidade, a sua temperatura varia entre -48 a -13 ° C.
Agora, os cientistas descobriram mais uma novidade sobre essa anã marrom: a de que ela abriga nuvens de água, sendo o primeiro objeto fora do sistema solar a conter esse aspecto. Nuvens desse tipo só foram detectadas anteriormente aqui mesmo na Terra, é claro, e em Marte.
Os cientistas revelaram que as nuvens encontradas por lá são de água congelada e enxofre. Jacqueline Faherty, a cientista que liderou a pesquisa na Carnegie Institution for Science, em Washington, disse que está obcecada com esse objeto desde a sua descoberta, que foi realizada pelo astrônomo Kevin Lehman, da Universidade Estadual da Pensilvânia.
Apesar de ser uma descoberta incrível, pois encontrar água fora do nosso sistema solar ainda é muito raro, os cientistas afirmam que ainda serão necessários mais estudos e novas observações.
Fonte: Sploid
Descoberta revela que anã marrom fora do sistema solar tem nuvens de água Descoberta revela que anã marrom fora do sistema solar tem nuvens de água Reviewed by Leonardo Martins on agosto 29, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário