Advertising

Ads Top

Como se fabrica o leite em pó?

Como se fabrica o leite em pó?

O leite em pó é um alimento versátil e muito utilizado pelas suas vantagens, mas muitas pessoas possuem uma dúvida ao ver um saco ou lata de leite em pó, assim respondemos a pergunta: Afinal, como se fabrica o leite em pó?

Ralar o leite congelado?

Não, a resposta não está naquela antiga piada que diz que para fabricar leite em pó deve-se congelar o leite e em seguida ralar. É um processo industrial muito controlado e extenso que faz com que o leite líquido se transforme em um alimento versátil e consumido em todo o mundo, com a vantagem de durar muito mais do que o leite líquido.
O primeiro passo se inicia ainda nas propriedades rurais, com a busca de matéria prima de qualidade e a realização de investimentos na saúde dos animais e em ordenha mecanizada.
Como se fabrica o leite em pó?
Também existe uma grande preocupação com o transporte, em parte devido aos problemas que ocorrem em tal etapa, com a higiene que se deve dispensar, com a ausência de contato humano e para evitar fraudes que ocorrem em muitas ocasiões devido a adição de produtos para aumentar seu volume.
Após a sua chegada à indústria, o produto passa por testes que verificam a sua sanidade e qualidade. Depois disso, vai para a industrialização propriamente dita, através do processo de padronização.
Como se fabrica o leite em pó?
O processo de padronização não é próprio do leite em pó, na verdade todo o produto passa por ele, é daí que nascem os leites integral, desnatado e semidesnatado. O leite é aquecido a 45 graus e através de uma centrifugação, a gordura presente em sua composição é retirada. A seguir, ela é reintroduzida no produto a porcentagem de 26% no leite integral ou 0% no caso do desnatado.
A fase seguinte é a pasteurização que elimina micro-organismos que estão presentes no leite, depois disso, o leite passa pela fase de concentração, onde o liquido perde água e se transforma em uma pasta parecida com o leite condensado.
Como se fabrica o leite em pó?
Para encerrar, vem a fase da secagem, as partículas provenientes da ultima etapa são borrifados em uma câmara onde circula um jato de ar a temperatura de 180º C, essa etapa encerra o processo de secagem do leite em pó.
Depois disso, o alimento ao ser misturado com água, pode render até 7 litros com cada quilo de leite em pó.
Como se fabrica o leite em pó? Como se fabrica o leite em pó? Reviewed by mnerd on maio 26, 2015 Rating: 5
Ads Top