Advertising

Ads Top

15 Fotos de como era o Brasil antigamente

15 Fotos de como era o Brasil antigamente


Nenhuma maneira de estudar a história é mais prazerosa do que visualizar o passado através de fotografias antigas. Nelas podemos ver lugares que não existem mais, profissões antes indispensáveis que se tornaram sem serventia, cidades que foram erguidas do nada, tecnologias agora obsoletas. Nelas também vemos costumes que não são mais tolerados pela sociedade e comportamentos que antes eram condenáveis, mas que agora são aceitos com naturalidade. Enfim, podemos vislumbrar a incrível dança da história. Esta é a primeira postagem de uma série sobre fotografias antigas do Brasil.


Essa fotografia antiga acima é de 1940, ela registra a passagem por Itajaí do Rali São Paulo – Montevidéu. Conheço muito bem o lugar, já que moro há 30 anos na cidade retratada na imagem. O fotógrafo teve a felicidade de capturar o exato momento em que o carro 16 sai da rua Hercílio Luz para entrar na rua Lauro Muller. O local é hoje o coração comercial dessa importante cidade catarinense.


15 Fotos de como era o Brasil antigamente
Uma vista do Morro do Corcovado de 1901, eternizada por Augusto Malta.



Na fotografia acima vemos ao fundo o Salto das Setes Quedas, que era a maior cachoeira do mundo até desaparecer com a formação do lago da Hidrelétrica de Itaipu. Na época em que a foto foi tirada, lá pelo início do século 20, as pessoas usavam cajados para percorrer as trilhas do lugar.



Foto tirada em 1982, durante a construção da barragem de Itaipu.



A curiosa fotografia acima retrata o esforço dos moradores que viviam na área da barragem de Itaipu, para salvar o que fosse possível antes que as águas cobrissem tudo.




Um trabalhador caminha entre o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada durante a construção de Brasília.




Convidados em festa em Brasília, então recém-inaugurada. Por onde andaria o operário da fotografia anterior?



Essa foto antiga, onde vemos a bandeira nazista tremular ao lado da Bandeira Brasileira, retrata a Sede distrital do Governo de Santa Catarina em 1934 (Arquivo Histórico de Blumenau).



O Pacaembu com a concha acústica.


Vista de Copacabana na década de 1920.


Automóveis Ford novinhos na cidade de Cambuquira – Minas Gerais, há uns cem anos... A jardineira Ford TT que aparece nas fotos fazia a linha entre Três Corações e Cambuquira.




O Zeppelin sobrevoando o centro do Recife. Notem na parte traseira as duas suásticas nazistas.



O Graf Zeppelin sobrevoando a Ponta do Calabouço, onde hoje está o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.



Mais uma foto antiga de Itajaí, em Santa Catarina. O ano é 1958. Nela vemos um mergulhador onde hoje é o porto da cidade.






A fotografia acima mostra uma tora de imbuia retirada na região de Três Barras, no estado de Santa Catarina, no ano de 1941.
15 Fotos de como era o Brasil antigamente 15 Fotos de como era o Brasil antigamente Reviewed by mnerd on julho 02, 2015 Rating: 5
Ads Top