Por que somos a única espécie humana viva?




Por que somos a única espécie humana viva?

Quando nossa espécie surgiu, há 200 mil anos, muitas outras espécie de hominídeos semelhantes habitavam o planeta e algumas, inclusive, há milhões de anos. E por que hoje, tão pouco tempo relativo depois, somos a única espécie humana viva? Existem várias hipóteses para essa pergunta, mas nenhum apresenta uma resposta certa e unanimemente aceita.

Quando os hominídeos se mudaram das florestas para as savanas, eles se tornaram cada vez mais carnívoros. Os animais caçados também tinham menos plantas para comer, e esse contexto estimulou a competição, o que levou à extinção de algumas espécies.

De qualquer forma, há 30 mil anos, os humanos ainda conviviam com os Neandertais na Europa e na Ásia Ocidental, os Denisovas na Ásia e os homens de Flores na Indonésia. Mas quando e como desapareceram essas espécies? Os homens de Flores teriam desaparecido há 18 mil anos, por causa de uma grande erupção vulcânica. Os Neandertais teriam sido retirados de seu habitat com a chegada do homem moderno, e pouco se sabe dos Denisovas, cuja existência só é conhecida pela ciência através de um dedo pequeno e dois dentes.

E por que os humanos removeram os Neandertais? Pouco depois de chegarem à Europa, há 40 mil anos, o clima se tornou mais frio e as florestas mais abertas, como as savanas africanas, às quais os humanos modernos estavam acostumados. Os Neandertais não conseguiram adaptar seu estilo de caça ao novo contexto, como fizeram os humanos em seu novo habitat. Dessa forma, graças à sua capacidade de inovação e adaptação, o humano desalojou o homem de Neandertal.

Essa supremacia se consolidou pela criação da arte simbólica, que permitiu aos indivíduos se organizar de acordo com as necessidades sociais e econômicas. Assim, foi desenvolvida nossa principal característica que nos distingue do mundo animal: a linguagem. A verdade é que a população humana se multiplicou, enquanto outras espécies de hominídeos desapareceram. E isso pode ter acontecido devido às causas já mencionadas, ou, talvez, de acordo com alguns cientistas, por pura casualidade.

Fonte: BBC

Por que somos a única espécie humana viva? Por que somos a única espécie humana viva? Reviewed by Leonardo Martins on abril 21, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário